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[Sistema] Sistema de Avaliação
Zeus
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Sistema de avaliação
O sistema de avaliação trata dos critérios usados pelos avaliadores na hora de pontuar uma postagem de qualquer jogador. A somatória dos pontos é o que vai ditar se o personagem foi bem sucedido, se o personagem sobreviveu a aventura e quais as recompensas que ele conseguiu.
Coerência, coesão, ortografia, organização e criatividade foram os critérios escolhidos para o sistema de avaliação. Cada um tem um valor específico durante a avaliação, de acordo com as seguintes porcentagens:
1. Coerência - 30%
2. Coesão - 20%
3. Ortografia - 20%
4. Organização - 20%
5. Criatividade - 10%
Assim, numa atividade que vale, por exemplo, 100 pontos de experiência (XP), a Coerência vale 40 desses pontos, enquanto Coesão fica valendo 30 pontos e Ortografia e Organização ficam valendo 15 pontos cada uma, totalizando os 100 pontos de experiência que podem ser ganhados na atividade. Quando um avaliador — monitor ou narrador player — realizar uma avaliação, ganhará de bonificação 20% do total possível de se obter naquela atividade;
Abaixo, fica uma explicação mais detalhada de cada critério e o que o avaliador vai levar em consideração durante a avaliação:
coerência
O critério coerência se refere ao que é ou não possível de ser feito. Aqui, se encaixam situações em que seu personagem fez algo além de suas capacidades (como por exemplo, saltar de um arranha-céu e sobreviver). Mas não só as ações de seu personagem são levados em conta aqui, mas também os dos aliados, dos monstros, dos inimigos e do universo em geral.
coesão
A coesão se refere à capacidade do jogador de transmitir através do texto o que ele almeja alcançar com as ações de seu personagem. Nesse quesito, deve-se levar em consideração uma boa estruturação do pensamento. Os acontecimentos no texto do jogador devem acontecer de forma organizada, como peças de um dominó caindo, até alcançarem o ponto final da aventura. E o avaliador deve ser capaz de compreender tudo o que o jogador pretendia dizer no texto, sem perder o foco (devido a problemas da fluidez do texto) ou se enrolar para compreender o que foi escrito (por dificuldade do jogador em colocar em palavras o que ele havia pensado para aquele momento da narração).
ortografia
Nesse quesito, é levado em conta a capacidade do jogador de escrever corretamente, usando palavras, pontuação, acentuação, todos de forma adequada. Nosso objetivo não é transformar o avaliador em professor. Nesse critério em específico, prezamos mais por explicar ao jogador seus erros ao decorrer do textos, para que eles possam ser melhorados e corrigidos em textos futuros. Lembrando que o intuito não é sermos redatores do ENEM. Então, pequenos erros como a falta de um acento em uma única palavra, deverão ser sinalizados mas não com perda de pontuação.
organização
Nesta categoria, levamos em conta a organização do post. Cores fortes que dificultam a leitura, templates estreitos demais, textos mal formatados (centralizados ou alinhados á direita, por exemplo), são algumas situações que podem resultar em perda de pontos nesse quesito.
criatividade
No último ponto, de forma adequada ao que foi proposto pelo narrador, o jogador deve transpor os obstáculos no caminho de sua aventura de forma satisfatória. Atalhos podem sempre ser tomados, é claro. Mas podem acarretar em perda de pontuação, caso o avaliador considere a situação como falta de criatividade ou desleixo.
No caso de missões em que os pontos obrigatórios foram desenvolvidos pelos próprios players (bmos e storylines), também é aqui que se avalia se a missão está de acordo com o nível de dificuldade proposto.
Coerência, coesão, ortografia, organização e criatividade foram os critérios escolhidos para o sistema de avaliação. Cada um tem um valor específico durante a avaliação, de acordo com as seguintes porcentagens:
1. Coerência - 30%
2. Coesão - 20%
3. Ortografia - 20%
4. Organização - 20%
5. Criatividade - 10%
Assim, numa atividade que vale, por exemplo, 100 pontos de experiência (XP), a Coerência vale 40 desses pontos, enquanto Coesão fica valendo 30 pontos e Ortografia e Organização ficam valendo 15 pontos cada uma, totalizando os 100 pontos de experiência que podem ser ganhados na atividade. Quando um avaliador — monitor ou narrador player — realizar uma avaliação, ganhará de bonificação 20% do total possível de se obter naquela atividade;
Abaixo, fica uma explicação mais detalhada de cada critério e o que o avaliador vai levar em consideração durante a avaliação:
O critério coerência se refere ao que é ou não possível de ser feito. Aqui, se encaixam situações em que seu personagem fez algo além de suas capacidades (como por exemplo, saltar de um arranha-céu e sobreviver). Mas não só as ações de seu personagem são levados em conta aqui, mas também os dos aliados, dos monstros, dos inimigos e do universo em geral.
A coesão se refere à capacidade do jogador de transmitir através do texto o que ele almeja alcançar com as ações de seu personagem. Nesse quesito, deve-se levar em consideração uma boa estruturação do pensamento. Os acontecimentos no texto do jogador devem acontecer de forma organizada, como peças de um dominó caindo, até alcançarem o ponto final da aventura. E o avaliador deve ser capaz de compreender tudo o que o jogador pretendia dizer no texto, sem perder o foco (devido a problemas da fluidez do texto) ou se enrolar para compreender o que foi escrito (por dificuldade do jogador em colocar em palavras o que ele havia pensado para aquele momento da narração).
Nesse quesito, é levado em conta a capacidade do jogador de escrever corretamente, usando palavras, pontuação, acentuação, todos de forma adequada. Nosso objetivo não é transformar o avaliador em professor. Nesse critério em específico, prezamos mais por explicar ao jogador seus erros ao decorrer do textos, para que eles possam ser melhorados e corrigidos em textos futuros. Lembrando que o intuito não é sermos redatores do ENEM. Então, pequenos erros como a falta de um acento em uma única palavra, deverão ser sinalizados mas não com perda de pontuação.
Nesta categoria, levamos em conta a organização do post. Cores fortes que dificultam a leitura, templates estreitos demais, textos mal formatados (centralizados ou alinhados á direita, por exemplo), são algumas situações que podem resultar em perda de pontos nesse quesito.
No último ponto, de forma adequada ao que foi proposto pelo narrador, o jogador deve transpor os obstáculos no caminho de sua aventura de forma satisfatória. Atalhos podem sempre ser tomados, é claro. Mas podem acarretar em perda de pontuação, caso o avaliador considere a situação como falta de criatividade ou desleixo.
No caso de missões em que os pontos obrigatórios foram desenvolvidos pelos próprios players (bmos e storylines), também é aqui que se avalia se a missão está de acordo com o nível de dificuldade proposto.
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